Topo

Histórico

Categorias

Blog da Cintia Cercato

Mastigar lentamente e se pesar são dicas para manter a forma nas festas

Cintia Cercato

22/12/2017 04h00

Crédito: iStock

A temporada de festas de fim de ano é um desafio para a maioria das pessoas. Por mais força de vontade que se tenha é quase impossível resistir a tantas tentações. São confraternizações do trabalho, encontros com vários grupos de amigos, sem falar da deliciosa e farta ceia de Natal somada a festança da virada de ano.

Uma revisão da literatura científica revela que a maioria dos adultos ganha quase 0,5 kg nesse período. Pessoas com obesidade, que já são mais susceptíveis ao ganho de peso, podem acabar engordando mais de 2 kg, além de terem menos chance de se livrar deles após as festas. Pesquisadores mostraram que metade do ganho de peso total do ano acontece na época de festas. Não é muito difícil imaginar porque isso acontece.

Chegamos no fim do ano cansados, estressados e bastante susceptíveis a comer por recompensa. Aliado a isso todas as comemorações se dão em torno da comida e bebida. Alimentos mais ricos em gordura, maior quantidade de doces e excesso de bebidas açucaradas e alcoólicas tiram as pessoas da rotina habitual. O resultado? Quilos extras na balança.

Mas é possível se divertir e ainda assim continuar em forma? Algumas estratégias tem se mostrado efetivas e podem ajudar você a começar o ano com o mesmo peso. Veja, abaixo, algumas dicas:

1- Pese-se duas vezes por semana. É muito importante monitorar o que está acontecendo com seu peso. Estudos mostram que quem avalia o peso nessa fase de festas acaba engordando menos do que quem simplesmente foge da balança. A dica é se pesar no dia da festa e dois a três dias depois, pois o peso logo no dia seguinte pode refletir apenas inchaço pelo consumo em excesso de sal, por exemplo. Contabilize e corra atrás do prejuízo o quanto antes.

2- Não pule refeições no dia da festa. Muitas pessoas acabam ficando o dia todo sem comer para aproveitar a festa. O problema é que chegar com muita fome num ambiente cheio de comida gostosa vai fazer com que você coma muito e de forma descontrolada. Portanto é importante fazer as refeições habituais ao longo do dia, sem excessos, já que na festa é provável que consuma mais calorias.

3- Planeje o consumo alcoólico. O álcool é um fator conhecido que influencia a nossa capacidade de controlar os impulsos. Se exagerar nas bebidas você estará menos apto para tomar decisões acertadas sobre o que e quanto comer.

4- Mastigue lentamente. Os sinais de saciedade são estimulados quando mastigamos os alimentos. Dessa forma, é importante que o alimento tenha contato com toda a boca, para um maior estímulo dessas vias. Descanse os talheres entre as garfadas. Saboreie sem pressa.

5- Exercite-se. Fazer atividade física pode modificar a preferência alimentar. Estudos utilizando ressonância magnética mostraram que pessoas que faziam exercício respondiam menos a imagens de alimentos tentadores em relação as que ficavam sedentárias. Essa menor ativação de regiões cerebrais envolvidas em prazer e recompensa alimentar faz com que a pessoa tenha menos necessidade de procurar as comidas mais engordativas.

6- Concentre-se nos dias entre as festas. O problema não é a ceia de Natal ou a festa de Ano-Novo, mas todos os dias entre essas comemorações. Não é porque abusou na noite de Natal que vai continuar exagerando a semana toda. Distribua o que sobrou da ceia para os convidados. Não deixe toda essa fartura deliciosa na sua geladeira. Fora da vista, menor o consumo!

Sobre a autora

Cintia Cercato é médica endocrinologista pela USP (Universidade de São Paulo), que se dedica à obesidade desde que defendeu doutorado nessa área em 2004. É a professora responsável por essa disciplina na pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP, onde desenvolve várias pesquisas sobre o tema. Foi presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) e atualmente é diretora do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
- Site: www.cintiacercato.com.br
- Facebook: https://www.facebook.com/dracintiacercato/
- Instagram: https://www.instagram.com/cintiacercato/
- Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCbLI7AXyq3G2pyNDEL7zuvg

Sobre o blog

Este é um espaço com conteúdos relevantes sobre controle do peso, dieta, estilo de vida e tratamento da obesidade. Todas as publicações têm como base a melhor evidência científica disponível, garantindo informações de credibilidade.

Blog da Cintia Cercato