Topo

Histórico

Categorias

Blog da Cintia Cercato

Hábitos de vida que ajudam a prevenir a osteoporose

Cintia Cercato

26/10/2018 04h00

Crédito: iStock

A osteoporose é uma doença do sistema esquelético caracterizada por diminuição da massa óssea que aumenta o risco de fraturas. Fraturas relacionadas a osteoporose são consideradas uma epidemia global. Estatísticas demonstram que acontecem cerca de 9 milhões de fraturas ao redor do mundo a cada ano relacionadas a essa condição.

As fraturas de quadril são bastante temidas, pois estão associadas à perda de independência, dor crônica, necessidade de reabilitação e maior mortalidade. No Brasil ocorrem cerca de 121.700 fraturas de quadril ao ano e com o envelhecimento da sociedade projeta-se um aumento significativo desse tipo de fratura nas próximas décadas. As mulheres são mais acometidas que os homens em qualquer idade, particularmente após a menopausa.

São considerados fatores de risco para fraturas osteoporóticas a história familiar de fratura de quadril, tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo e magreza. Existem também medicamentos que podem favorecer a osteoporose como uso de glicocorticoides por exemplo.

A osteoporose pode ser considerada uma doença silenciosa, pois muitas pessoas podem ter a doença e até mesmo apresentar fraturas vertebrais assintomáticas e acabam tendo o diagnóstico quando já tem um quadro avançado associado à dor crônica ou quando apresentam fraturas graves, como as de quadril.

Assim a prevenção é sempre o melhor caminho a ser seguido. Alguns hábitos de vida são extremamente importantes para ter ossos fortes:

1- Consumo adequado de cálcio: o mineral é fundamental para a formação e manutenção da massa óssea. Um adulto deve consumir cerca de 1000 mg de cálcio por dia, o que corresponde a 3-4 porções de derivados lácteos ao dia. Mas é importante destacar que as necessidades variam com a idade (adolescentes e idosos necessitam doses maiores) e mulheres grávidas ou amamentando também devem consumir mais cálcio. A principal fonte de cálcio na dieta é o leite e seus derivados como o iogurte e queijos. Ele também está presente em vegetais como espinafre, agrião, brócolis e couve.

2- Exposição solar: a vitamina D é sintetizada na pele por ação dos raios solares ultravioleta e sofre transformações no fígado e rins para tornar-se ativa. Uma exposição de pelo menos 20 minutos ao dia pode melhorar os estoques da vitamina D que é um hormônio fundamental para a formação óssea além de facilitar a absorção do cálcio pelo intestino.

3- Atividade física: uma das coisas que estimula a formação óssea é a carga sobre o esqueleto. Assim atividade física é muito importante na prevenção da doença. O programa ideal deve incluir exercícios aeróbios de baixo impacto, como caminhada, além de exercícios de fortalecimento muscular. Uma boa massa muscular reduz fragilidade e diminui quedas, reduzindo o risco de fraturas.

Sobre a autora

Cintia Cercato é médica endocrinologista pela USP (Universidade de São Paulo), que se dedica à obesidade desde que defendeu doutorado nessa área em 2004. É a professora responsável por essa disciplina na pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP, onde desenvolve várias pesquisas sobre o tema. Foi presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) e atualmente é diretora do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
- Site: www.cintiacercato.com.br
- Facebook: https://www.facebook.com/dracintiacercato/
- Instagram: https://www.instagram.com/cintiacercato/
- Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCbLI7AXyq3G2pyNDEL7zuvg

Sobre o blog

Este é um espaço com conteúdos relevantes sobre controle do peso, dieta, estilo de vida e tratamento da obesidade. Todas as publicações têm como base a melhor evidência científica disponível, garantindo informações de credibilidade.

Blog da Cintia Cercato