Topo

Histórico

Categorias

Blog da Cintia Cercato

Obesidade atrapalha diagnóstico e tratamento do câncer de mama

Cintia Cercato

07/06/2019 04h00

Crédito: iStock

A Iarc (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), baseada em fortes evidências científicas, reconhece 13 tipos de câncer associados à obesidade. O câncer de mama é um deles e é o tipo mais comum nas mulheres na pós-menopausa.

A obesidade impacta na história da doença tão precocemente como no próprio diagnóstico. Pesquisas já indicaram que mulheres com obesidade realizam menos mamografias de triagem. Uma revisão de vários trabalhos encontrou que quanto maior o peso maior a chance das mulheres não realizarem o exame. Uma das barreiras encontradas para isso foi que mulheres com excesso de peso relatam mais dor com o procedimento que aquelas com peso normal. Além disso, por conta do estigma da obesidade, essas mulheres costumam frequentar menos os serviços de saúde, o que acaba por impactar negativamente na realização dos exames de rotina.

O peso corporal ainda pode influenciar no tratamento da doença. Uma pesquisa recente com mais de sete mil mulheres descobriu que o excesso de peso foi associado a um aumento de complicações cirúrgicas, particularmente maior risco de sangramento e infecção. O estadiamento cirúrgico da doença é realizado através da pesquisa do linfonodo sentinela na axila, onde os linfonodos envolvidos na drenagem linfática da mama são removidos para determinar se o câncer de mama se espalhou para além da glândula mamária. Esse procedimento reduziu significativamente o número de mulheres que necessitaram de dissecções de linfonodos axilares, diminuindo assim a incidência de linfedema. No entanto, dados de grandes estudos indicam que as taxas de identificação de linfonodo sentinela são menores em mulheres obesas e estão associadas a uma maior falha na taxa de mapeamento.

Assim, o excesso de peso pode impactar na evolução de mulheres diagnosticadas com câncer de mama, mesmo em estágio inicial e potencialmente curável. Um dos fatores que pode afetar o prognóstico em mulheres obesas é o fato delas apresentarem um ambiente hormonal mais desfavorável para o câncer, como o aumento dos níveis de estrógeno e maiores níveis de fatores inflamatórios por exemplo.

A boa notícia é que recentemente muitos pesquisadores têm estudado o benefício da perda de peso e mudanças de estilo de vida em mulheres com câncer de mama. Foi bem demonstrado que a perda de peso e a restrição de calorias se associou com melhora do ambiente hormonal e metabólico.

Comparando os trabalhos em que as pacientes fizeram dieta com os que as pacientes fizeram dieta aliada à atividade física, todos os resultados favoreceram o tratamento combinado, mesmo quando a perda de peso foi semelhante.

Uma revisão de 117 estudos que incluiu mais de 200 mil pessoas que tiveram câncer demonstrou que o alto consumo de vegetais e peixes foi associado à menor mortalidade. Ter uma dieta com boa qualidade reduziu em 22% a mortalidade em relação a aquelas pessoas que tinham maus hábitos alimentares. Muitos estudos demonstraram que mulheres com câncer de mama que são mais ativas fisicamente tem 16 a 27% maior taxa de sobrevida em relação a mulheres sedentárias.

Assim, bons hábitos de vida após o diagnóstico de câncer de mama devem ser associados ao tratamento convencional uma vez que melhoram o prognóstico da doença e a qualidade de vida das mulheres.

Sobre a autora

Cintia Cercato é médica endocrinologista pela USP (Universidade de São Paulo), que se dedica à obesidade desde que defendeu doutorado nessa área em 2004. É a professora responsável por essa disciplina na pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP, onde desenvolve várias pesquisas sobre o tema. Foi presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) e atualmente é diretora do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
- Site: www.cintiacercato.com.br
- Facebook: https://www.facebook.com/dracintiacercato/
- Instagram: https://www.instagram.com/cintiacercato/
- Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCbLI7AXyq3G2pyNDEL7zuvg

Sobre o blog

Este é um espaço com conteúdos relevantes sobre controle do peso, dieta, estilo de vida e tratamento da obesidade. Todas as publicações têm como base a melhor evidência científica disponível, garantindo informações de credibilidade.

Blog da Cintia Cercato