Topo

Histórico

Categorias

Blog da Cintia Cercato

Emagreceu? Veja como ter uma balança em casa ajuda você a não engordar

Cintia Cercato

16/08/2019 04h00

Crédito: iStock

Um dos maiores desafios no tratamento da obesidade é a manutenção do peso perdido em longo prazo. Isso porque após  perder aqueles quilos indesejáveis, o corpo sofre uma série de adaptações que lutam contra esse bom resultado. Já existem diversos estudos que mostram que ocorre aumento da fome e da vontade de comer, uma queda impressionante do metabolismo e uma menor utilização dos estoques de gordura. Tudo isso torna o emagrecimento um processo difícil de ser mantido.

Um grupo de pesquisadores americanos tem acompanhando diversas pessoas que perderam uma boa quantidade de peso e eles tentaram observar quais atitudes e hábitos foram associados a um maior sucesso da manutenção do peso perdido ao longo de anos.

O hábito de se pesar foi um dos comportamentos mais adotados por aqueles que tiveram sucesso. Essa atitude pode permitir que a pessoa conheça situações especificas ou padrões alimentares ou mesmo hábitos de exercício que estão relacionados com mudanças de peso. Assim, a balança pode ser muito útil no processo de manutenção do peso.

É importante ressaltar que o peso reflete não apenas os estoques de gordura, mas também a quantidade de massa muscular e a quantidade de água no corpo. Grandes variações de peso podem acontecer num mesmo dia ou mesmo num período curto de tempo por conta de mudanças do grau de hidratação ou mesmo por retenção de líquido. Algumas situações vão influenciar o peso sem necessariamente representar um ganho de gordura. No período pré-menstrual, por exemplo, é muito comum que algumas mulheres fiquem mais inchadas por conta da variação hormonal. Após essa fase o peso costuma voltar ao normal. Outras situações, como alto consumo de sal ou bebidas alcoólicas, também fazem com que o número na balança suba muito rapidamente. Mas retornando à alimentação adequada, o peso volta para seu patamar habitual em poucos dias.

Mas pessoas que passaram por um processo de emagrecimento devem encarar a balança como aliada na luta pela manutenção do peso.  Na pesquisa que acompanhou as pessoas após  terem perdido bastante peso foi observado que aquelas que se pesavam com frequência tiveram mais chance de manter o peso ou reganhar muito pouco do peso perdido ao longo de vários anos. Por outro lado, os participantes que diminuíram o hábito de se pesar tiveram mais chance de recuperar os quilos antes perdidos.

Obviamente o comportamento de se pesar não deve ser exagerado. Existem pessoas que se pesam várias vezes durante um mesmo dia e até levam balanças em viagens. Isso pode representar indícios de outros transtornos e deve ser avaliado com cuidado.

O adequado é que pessoas em fase de manutenção do processo de emagrecimento se pesem uma vez por semana, preferencialmente pela manhã e num mesmo dia da semana, em condições semelhantes. Uma boa estratégia é estabelecer um "peso alerta" – em torno de 2 kg acima do peso mínimo atingido.  Assim, caso esses poucos quilos sejam recuperados, algumas atitudes podem ser seguidas com o objetivo de não reganhar tudo novamente, como reavaliar a dieta, o grau de atividade física, ou mesmo voltar ao profissional de saúde que ajudou no processo de emagrecimento.

Sobre a autora

Cintia Cercato é médica endocrinologista pela USP (Universidade de São Paulo), que se dedica à obesidade desde que defendeu doutorado nessa área em 2004. É a professora responsável por essa disciplina na pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP, onde desenvolve várias pesquisas sobre o tema. Foi presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) e atualmente é diretora do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
- Site: www.cintiacercato.com.br
- Facebook: https://www.facebook.com/dracintiacercato/
- Instagram: https://www.instagram.com/cintiacercato/
- Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCbLI7AXyq3G2pyNDEL7zuvg

Sobre o blog

Este é um espaço com conteúdos relevantes sobre controle do peso, dieta, estilo de vida e tratamento da obesidade. Todas as publicações têm como base a melhor evidência científica disponível, garantindo informações de credibilidade.

Blog da Cintia Cercato