Topo

Histórico

Categorias

Blog da Cintia Cercato

Que tal traçar metas possíveis para ganhar mais saúde em 2020?

Cintia Cercato

27/12/2019 04h00

iStock27

O final do ano chegou e uma das coisas que muitas pessoas gostam de fazer é planejar metas para o ano seguinte. Você costuma fazer isso? Que tal a meta de ser mais saudável? Anda tendo um estilo de vida ruim? Muitas atitudes podem fazer você ter mais saúde. Lembre-se que se não tem tempo pra ficar doente, precisa de tempo pra se cuidar! Invista na sua saúde e no seu bem-estar!

Vamos a algumas metas?

Dormir melhor: Você sabia que uma boa qualidade de sono é mais importante do que a quantidade de sono que você tem? Dormir mal faz a gente ficar cansado, irritado e menos eficiente. São muitas as consequências de noites cronicamente mal dormidas. Desde ganho de peso, diabetes, até o aumento do risco cardiovascular. Existem coisas simples que você pode fazer para ajudar a relaxar e se preparar para dormir. Pense em definir uma rotina, onde você vai para a cama em um horário definido. Remova distrações no seu quarto, como computador e celular. Evite cafeína, nicotina e álcool muito perto da hora de dormir, pois eles podem atrapalhar seu sono. Se mesmo assim continuar dormindo mal, procure o médico. Pode ser necessário descartar alguns problemas de saúde ou instituir algum tipo de tratamento.

Parar de fumar: Fumar é a coisa mais prejudicial que você pode fazer à sua saúde. São tantos os efeitos ruins para o seu corpo, como doença cardíaca, doença respiratória, câncer e diabetes. Além disso, o seu cigarro pode prejudicar a saúde da sua família. A fumaça que sai livremente da ponta do cigarro acesa se difunde homogeneamente pelo ambiente. Você sabia que não importa o tempo que você já fumou, parar de fumar sempre vai melhorar a sua saúde. Se o seu vício é muito grande, busque ajuda. Existem tratamentos que podem ajudar você a abandonar esse hábito. Lembre-se que não adianta mudar para cigarro eletrônico. Eles também fazem muito mal.

Beber com moderação: Algum consumo de bebida alcoólica até pode fazer bem! Isso significa que uma tacinha de vinho ou um copinho de cerveja pode fazer parte da sua rotina. Mas passar dos limites definitivamente não é uma boa ideia. Além de favorecer o ganho de peso, pode levar a inflamação no fígado e aumentar o risco de certos tipos de câncer. Abusar também pode deixar você mais cansado, pois prejudica a qualidade do seu sono.

Lidar melhor com o estresse: Muitas coisas podem causar estresse, incluindo problemas de trabalho, relacionamentos e dinheiro. O estresse pode afetar como você se sente, pensa, se comporta e como seu corpo funciona. O grande vilão é o estresse crônico. Aprender a lidar com os fatores estressores pode ajudar você a não prejudicar sua saúde. Procure se exercitar, meditar pelo menos 10 minutos por dia e aprender a usar a respiração a seu favor. Construa relacionamentos de qualidade e aceite o que você não pode mudar.

Desejo um 2020 cheio de saúde e muita alegria!

Sobre a autora

Cintia Cercato é médica endocrinologista pela USP (Universidade de São Paulo), que se dedica à obesidade desde que defendeu doutorado nessa área em 2004. É a professora responsável por essa disciplina na pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP, onde desenvolve várias pesquisas sobre o tema. Foi presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) e atualmente é diretora do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
- Site: www.cintiacercato.com.br
- Facebook: https://www.facebook.com/dracintiacercato/
- Instagram: https://www.instagram.com/cintiacercato/
- Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCbLI7AXyq3G2pyNDEL7zuvg

Sobre o blog

Este é um espaço com conteúdos relevantes sobre controle do peso, dieta, estilo de vida e tratamento da obesidade. Todas as publicações têm como base a melhor evidência científica disponível, garantindo informações de credibilidade.

Blog da Cintia Cercato