Blog da Cintia Cercato http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br Este é um espaço com conteúdos relevantes sobre controle do peso, dieta, estilo de vida e tratamento da obesidade. Fri, 24 Apr 2020 07:00:33 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Fique atento ao ‘comer emocional’ em tempos de quarentena http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/2020/04/24/fique-atento-ao-comer-emocional-em-tempos-de-quarentena/ http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/2020/04/24/fique-atento-ao-comer-emocional-em-tempos-de-quarentena/#respond Fri, 24 Apr 2020 07:00:33 +0000 http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/?p=952

iStock

Estamos vivendo uma fase muito complicada, em que a quarentena afeta diretamente nosso humor. Sensação de medo, angústia, ansiedade, ou mesmo a mudança radical da rotina que pode nos deixar entediados. E como tudo isso pode afetar nossas escolhas alimentares?

Já é bem conhecida a relação entre emoções e hábitos alimentares. Nosso estado emocional influencia a quantidade e qualidade do que comemos, e o consumo alimentar por sua vez tem consequências afetivas influenciando nossas escolhas subsequentes.

Quando estudamos o comportamento alimentar existe um padrão chamado comer emocional, que se refere a busca alimentar desencadeada por emoções negativas. Observar o comportamento pode dar algumas pistas de que isso pode estar acontecendo: “Quando me sinto ansioso, me pego comendo”, “Quando me sinto triste, como demais” e/ou “Quando me sinto sozinho, me consolo comendo”.

Muitas pesquisas experimentais mostram que quando uma pessoa é exposta a emoções negativas (como por exemplo assistir a um filme triste) ela tende a comer alimentos mais ricos em calorias comparadas a situações emocionalmente neutras. Assim, geralmente são buscados alimentos de alta palatabilidade, ricos em açúcar e gordura.

Um estudo realizado com mais de 400 pessoas procurou investigar durante 4 semanas o efeito dos aborrecimentos do dia a dia nas escolhas alimentares. Os participantes deveriam registrar os alimentos que comiam entre as refeições principais e estressores ou aborrecimentos experimentados naquele dia, bem como a intensidade deles.

A pesquisa apontou que os aborrecimentos foram relacionados com o aumento de consumo de lanches ricos em gordura e açúcar e redução de consumo de vegetais e de refeições principais, particularmente entre as mulheres que apresentavam obesidade. Assim, o comer emocional parece apresentar um padrão distinto de estrutura alimentar, em que as pessoas costumam ter refeições menores e mais frequentes, com alto consumo de lanches ao longo do dia.

Existem duas situações muito associadas com o aumento desse comportamento de comer emocional: sono de má qualidade e depressão. Vale ressaltar que a depressão pode se apresentar de maneira heterogênea, na qual em alguns casos existe perda de apetite, mas em uma parcela dos casos, que pode chegar a 30%,  pode existir aumento do apetite e ganho de peso.

Muitas pessoas nesse período de quarentena têm referido sono de pior qualidade e humor mais depressivo. Como consequência, aqueles mais suscetíveis a apresentar o comer emocional, podem evoluir com ganho de peso importante nesse período, além das complicações associadas à obesidade.

Um artigo publicado recentemente no European Journal Of Clinical Nutrition faz algumas recomendações nutricionais durante esse período de quarentena, buscando justamente abordar essa situação. Os autores aconselham que as pessoas devem consumir alimentos que promovam maior síntese de serotonina (“hormônio do bem estar”) e melatonina ( “hormônio do sono”) durante o jantar. Sugerem, por exemplo, o consumo de aveia, bananas, amêndoas, leite e derivados. Claro que são apenas sugestões e não temos evidências de que tal conduta afetará o comportamento.

Mas sabemos que atividade física regular melhora nossas escolhas alimentares relacionadas ao estresse e, portanto, o exercício não pode ser esquecido durante a quarentena.

Pensando em longo prazo, se identificar que tem o comportamento de comer emocional, vale a pena desenvolver habilidades para tolerar melhor situações estressantes, e isso pode ser aprendido e aprimorado com terapia cognitivo comportamental, por exemplo.

E vale muito a pena pensar no futuro, pois uma hora a pandemia vai passar, mas os estressores e aborrecimentos que permeiam a nossa vida sempre vão estar presentes, e precisamos saber lidar com eles!

]]>
0
Entenda como a obesidade afeta a imunidade http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/2020/04/17/entenda-como-a-obesidade-afeta-a-imunidade/ http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/2020/04/17/entenda-como-a-obesidade-afeta-a-imunidade/#respond Fri, 17 Apr 2020 07:00:58 +0000 http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/?p=945

iStock

Cada vez tem ficado mais claro o papel da obesidade como importante fator de risco para o desenvolvimento de formas graves da infecção pelo novo coronavírus. Muitas são as razões que tornam os obesos um grupo de risco. Mas hoje vou tentar explicar de que forma a obesidade está associada a piora da imunidade diante de uma infecção viral. Esse conhecimento ficou mais consolidado após a pandemia de H1N1 em 2009, em que obesos tiveram maior risco de hospitalização, necessidade de ventilação mecânica e mortalidade.

Nessa época, os pesquisadores tentaram entender o que estava por trás desse desfecho tão desfavorável. A primeira linha de pesquisas foi feita com roedores de laboratório geneticamente obesos ou que eram engordados às custas de dieta rica em gordura.

Esses animais então eram comparados com aqueles de peso normal. Os animais obesos quando infectados, apresentavam maior disseminação do vírus para as vias áreas inferiores, e apresentavam quadros mais graves, com maior dificuldade respiratória, sobrevivendo menos em relação aos animais de peso normal.

As pesquisas começaram a investigar o que acontecia no microambiente pulmonar, particularmente na atividade das células de defesa. A resposta imune é dividida em uma resposta inata, que é a primeira linha de defesa contra uma infecção, presente desde o nascimento e inespecífica, seguida por uma resposta imune adaptativa, que seria a linha de defesa mais elaborada, adquirida a partir da exposição ao agente viral.

Nos modelos animais de pesquisa foi verificado que os roedores obesos apresentavam alteração no funcionamento tanto da resposta imune inata quanto na adaptativa.

E a culpa para tudo isso tem a ver com produtos secretados pelo tecido adiposo. Sim, nossas células de gordura não são apenas um depósito de energia, mas sim um órgão que secreta múltiplas substâncias que agem em todo o organismo.

Uma delas é a leptina, que além de controlar o apetite tem funções muito importantes na regulação da função imune, como ativar e modular a ação das células da linha de frente no combate a infecção, como as células natural-killer, que são altamente eficientes em reconhecer e exterminar as células infectadas pelos vírus.

O problema é que quanto maior o acúmulo de gordura, particularmente na região abdominal, maior é a produção de substâncias inflamatórias, que acabam atrapalhando a ação da leptina, e com isso diminuindo ou atrasando a ação das células que participam da primeira linha de defesa.

Acontece que essas células normalmente são uma ponte para ativar a resposta mais elaborada. E se elas não funcionam bem, o recrutamento de células mais especializadas também é afetado.

Estudo realizado em nosso grupo pela doutora Cristiane Moulin durante seu doutorado evidenciou que obesos grau III (IMC acima de 40kg/m²) tinham uma diminuição da atividade citotóxica das células natural-killer. Porém, o mais interessante desse trabalho foi que a perda de peso após realização de cirurgia bariátrica se associou ao aumento da atividade dessas células, indicando uma melhora da resposta imune.

Combater a obesidade não só reduz o risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares, mas também melhora a resposta do organismo a infecções agudas.

Referência bibliográfica:
Moulin CM, Marguti I, Peron JP, Halpern A, Rizzo LV. Bariatric surgery reverses natural killer (NK) cell activity and NK-related cytokine synthesis impairment induced by morbid obesity. Obes Surg. 2011 Jan;21(1):112-8.
]]>
0
Razões que tornam obesos grupo de risco para formas graves de coronavírus http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/2020/04/10/razoes-que-tornam-obesos-grupo-de-risco-para-formas-graves-de-coronavirus/ http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/2020/04/10/razoes-que-tornam-obesos-grupo-de-risco-para-formas-graves-de-coronavirus/#respond Fri, 10 Apr 2020 07:00:21 +0000 http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/?p=938

Crédito: iStock

Ainda temos muito a aprender sobre a infecção pelo novo coronavírus. Todas as semanas saem mais publicações científicas e aos poucos alguns fatores de risco vão se tornando mais claros.

Recentemente, o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA) publicou um documento indicando que pessoas idosas e pessoas de qualquer idade com doença pré-existente importante tem um risco alto de desenvolver formas graves da doença.

Nesse documento, o CDC já coloca obesidade grau 3 (IMC maior do que 40kg/m2) na lista de condições. Se observarmos o último boletim epidemiológico publicado pelo Ministério da Saúde brasileiro em 06/04/2020, chama a atenção que a obesidade é o terceiro principal grupo de risco listado entre os óbitos de pessoas abaixo de 60 anos.

Por quais razões os obesos podem fazer parte do grupo que desenvolve formas mais graves de coronavírus?

  • Obesidade aumenta o risco de diabetes e doenças cardiovasculares

Já é bem estabelecida a relação entre peso corporal e risco de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Isso se deve principalmente ao acúmulo de gordura abdominal, que acaba contribuindo para resistência a ação da insulina aliada a um aumento da inflamação sistêmica.

Estatísticas populacionais mostram que quanto maior o IMC, maior o risco do desenvolvimento dessas condições, mas vale destacar que mais importante que o IMC é o acúmulo de gordura no abdome. Mesmo pessoas com IMC não tão alto apresentam mais complicações metabólicas por conta do excesso de gordura abdominal.

  • Obesidade está associada a redução da imunidade

Desde a pandemia de H1N1 ficou bem claro que obesos diante de uma infecção pelo vírus influenza apresentam maior replicação e disseminação do vírus ao pulmão, levando a formas mais graves da doença. Isso ocorre por conta da inflamação sistêmica associada a obesidade que modifica o microambiente pulmonar, afetando tanto a resposta imune imediata – aquela primeira linha de defesa do nosso corpo -, bem como a resposta imune mais elaborada chamada de resposta adaptativa. Se isso ocorre com a infecção pelo novo coronavírus, não temos certeza, mas a possibilidade é grande.

  • Obesidade afeta a função pulmonar

Durante a respiração normal, o diafragma contrai, empurrando o conteúdo abdominal para baixo e, ao mesmo tempo, a contração dos músculos intercostais tracionam as costelas para cima e para frente. Devido ao excesso de gordura que reveste o tórax e o aumento de gordura abdominal, pessoas obesas apresentam limitação da mobilidade diafragmática e dos movimentos costais prejudicando a mecânica ventilatória.

Essas alterações reduzem a capacidade pulmonar e aumentam o trabalho respiratório. Além disso, pessoas com obesidade apresentam mais apneia do sono e uma consequência tardia dessa condição é a alteração do controle respiratório aumentando o risco de hipoventilação durante o dia, prejudicando a troca de gases do pulmão e reduzindo a oxigenação no sangue.

  • Obesidade traz desafios em exames diagnósticos

Exames de tomografia, tão utilizados na pandemia para determinar a extensão do comprometimento pulmonar, tem um limite de peso. Isso vai depender da marca do aparelho disponível no serviço. Alguns aparelhos têm limite de 120-130 kg por exemplo, o que pode representar um problema no acompanhamento de pessoas com obesidade grave.

]]>
0
Como a quarentena pode afetar a saúde das crianças http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/2020/04/03/como-a-quarentena-pode-afetar-a-saude-das-criancas/ http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/2020/04/03/como-a-quarentena-pode-afetar-a-saude-das-criancas/#respond Fri, 03 Apr 2020 07:00:26 +0000 http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/?p=933

iStock

A pandemia do coronavírus impôs uma série de mudanças na rotina das famílias em todo o mundo. E apesar de crianças não serem um grupo de risco para quadros graves da doença, elas podem apresentar outras consequências, como, por exemplo, piora dos hábitos de vida. Diversos países fecharam escolas e com isso é esperado um aumento de peso entre crianças e adolescentes.

Pesquisas anteriores já demonstraram que crianças ganham mais peso nas férias escolares do que durante o ano letivo, e o acompanhamento contínuo dessas crianças ao longo dos anos mostra que o peso que elas ganham nas férias é mantido ao longo do novo ano letivo.

Isso ocorre, pois em casa, de férias, as crianças acabam saindo da rotina, comendo mais guloseimas, piorando a qualidade da alimentação. Apesar de as crianças não estarem de férias, na atual pandemia, o necessário fechamento de escolas criou desafios em relação ao ambiente alimentar e prática de atividade física.

Confinadas em casa, as crianças estão menos ativas e cada vez mais ficando em frente a tela. Muitas escolas estão tentando garantir o aprendizado com aulas online e, como áreas comuns de prédios estão fechadas, videogame e TV acabam sendo atividades frequentes nessa época de quarentena.

Já é bem conhecida a relação entre tempo de tela e obesidade. Esse hábito contribui de duas maneiras para o excesso de peso, seja pelo maior tempo sedentário como também pelo fato de as crianças se alimentarem em frente a tela sem prestar atenção no que comem, consumindo mais calorias.

Além disso, as famílias têm procurado estocar alimentos não perecíveis nas prateleiras e estão comprando mais ultraprocessados e densos em calorias. Nesses tempos de isolamento chama a atenção que prateleiras de bolachas, salgadinhos, sucos de caixinha e macarrão instantâneo estão esvaziadas nos supermercados.

Muitos pais, mantendo trabalho em casa na forma de home office, acumulam ainda afazeres domésticos, e não é incomum ver famílias optando por alimentos prontos para o consumo.

Diante desse cenário, existe um maior risco de ganho de peso entre crianças e adolescentes. E sabemos que boa parte deles se tornará um adulto obeso, com maiores chances de desenvolver doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

Mas como podemos proteger nossos filhos?

Criar rotina é essencial. Manter as crianças fazendo suas tarefas de escola no mesmo horário que normalmente tem aulas. Estabelecer horário e local para refeições e lanches, sem estar diante de telas.

As crianças também devem ser incentivadas a participar dos afazeres domésticos. É importante estabelecer, de acordo com a faixa etária, tarefas do cuidado com a casa, diminuindo a sobrecarga de trabalho aos pais. Isso pode ajudar a salvar um tempinho extra para o preparo de uma boa comidinha caseira, bem mais saudável.

Saúde a todos e fiquem em casa!

]]>
0
Obesos fazem parte de grupo prioritário para receber vacina contra gripe http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/2020/03/27/obesos-fazem-parte-de-grupo-prioritario-para-receber-vacina-contra-gripe/ http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/2020/03/27/obesos-fazem-parte-de-grupo-prioritario-para-receber-vacina-contra-gripe/#respond Fri, 27 Mar 2020 07:00:19 +0000 http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/?p=927

iStock

Devido a pandemia de covid-19, o Ministério da Saúde antecipou a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Esta vacina não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, poderá reduzir a procura por serviços de saúde, diminuindo os casos de gripe por influenza.

Já sabemos que existem grupos de risco que apresentam quadros respiratórios graves diante dessa infecção e ter recebido a vacina pode auxiliar no diagnóstico de casos do novo coronavírus, pois os sintomas são parecidos.

A primeira fase da campanha começou essa semana priorizando a vacinação de idosos, grupo de grande risco para desenvolver síndrome respiratória grave com o vírus influenza, e na atual pandemia, são justamente as pessoas com mais de 60 anos as mais acometidas por quadros graves do novo coronavírus.

Na segunda etapa da campanha será priorizada a vacinação de pessoas com comorbidades, incluindo aí portadores de diabetes, doença cardiovascular, doenças pulmonares e pessoas com obesidade. Desde a epidemia de H1N1 em 2009, a obesidade foi reconhecida como um importante fator de risco para o desenvolvimento de quadros mais graves.

Na época, pacientes com obesidade, particularmente aqueles com obesidade mórbida, tiveram o dobro de necessidade de cuidados em UTI do que pessoas de peso normal. Dados da Austrália indicam que para cada aumento de 5kg/m² no Índice de massa corporal (IMC) aumenta em 42% a chance de hospitalização relacionada a infecção pelo influenza.

Mas e o coronavírus?

Obesidade também aumenta a chance de quadros mais graves? Ainda não temos essa resposta. Poucas publicações trouxeram dados relativos ao peso dos pacientes. Essa semana foi publicado um relatório do serviço nacional de saúde do Reino Unido com informações a respeito de 196 pacientes com covid-19 confirmada, que foram admitidos na UTI.

Deste total, 57 eram mulheres e 139 homens. Sete em cada 10 pacientes tinha excesso de peso, sendo que 40% tinha obesidade. Infelizmente esse relatório não trouxe informações sobre diabetes ou hipertensão. Sabemos que pessoas com obesidade tem maior prevalência dessas comorbidades, e talvez o aumento de admissões na UTI tenha ocorrido por conta disso.

No entanto, é possível que exista esse risco uma vez que obesos, de fato, têm uma pior imunidade, independente de serem hipertensos ou diabéticos. Aliado a isso, quanto maior o grau de obesidade pior é a capacidade respiratória, pois a medida que o peso aumenta, existe uma compressão do tórax pela gordura, causando uma restrição para a expansão dos pulmões.

Ainda não podemos dizer que a obesidade está associada a quadros severos de coronavírus por falta de publicações científicas a esse respeito, mas podemos afirmar com toda certeza que esse grupo de pessoas precisa se vacinar contra influenza, onde não faltam evidências de maiores complicações.

]]>
0
Coronavírus: entenda os cuidados que os diabéticos devem ter http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/2020/03/20/coronavirus-entenda-os-cuidados-que-os-diabeticos-devem-ter/ http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/2020/03/20/coronavirus-entenda-os-cuidados-que-os-diabeticos-devem-ter/#respond Fri, 20 Mar 2020 07:00:10 +0000 http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/?p=921

iStock

Chegou o novo coronavírus ao Brasil e todos já ouviram falar que o grande problema é sua alta transmissibilidade, além do fato de que a população idosa e portadora de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, tem maior chance de desenvolver formas graves da doença.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. O Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas nessa faixa etária, número que representa 13% da população do país. Dados do Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos brasileiros, que avalia pessoas acima de 50 anos, mostrou que duas em cada três apresentam mais de duas doenças crônicas e um terço delas apresenta mais de três doenças.  Assim, temos uma parcela de nossa população extremamente vulnerável a ter formas graves da doença.

Infelizmente tivemos a primeira morte confirmada pelo novo coronavírus essa semana. O paciente tinha 62 anos, diabetes e hipertensão. Por isso o cuidado com essas pessoas deve ser redobrado. Já sabemos que pessoas com diabetes tem um comprometimento da imunidade, e que são pessoas com maior risco de desenvolver síndromes respiratórias graves diante de um quadro de gripe, seja ela causada pelo coronavírus ou por outros agentes virais, como o influenza.

Levantamento epidemiológico da China indicou que a mortalidade pela covid-19 em pessoas com diabetes chegou a 7,3%, que é muito maior que 0,9% numa população sem nenhuma doença. Mas devemos lembrar que diabetes também é mais comum em pessoas de mais idade, que sabidamente tem uma imunidade mais comprometida e maior risco para complicações respiratórias.

Outra possibilidade que ainda está em investigação diz respeito a maneira como o vírus interage com as células da pessoa infectada. Um grupo de pesquisadores demonstrou que o coronavírus se liga às células-alvo através da ECA 2 (Enzima Conversora da Angiotensina 2), que é expressa em células do pulmão, intestino, rim e vasos sanguíneos.

Pessoas com diabetes apresentam um aumento da expressão dessa enzima, o que poderia facilitar a infecção pela covid-19 e favorecer formas mais graves da doença. Alguns medicamentos usados para tratar a hipertensão ou diabetes podem também influenciar essa enzima, mas ainda são necessários mais estudos para estabelecer se o uso deve ser descontinuado no caso de infecção.

Pessoas com diabetes devem seguir as recomendações de prevenção já tão divulgadas pelo Ministério da Saúde. Mas não podem esquecer que é muito importante ter a glicemia bem controlada para manter um bom funcionamento do sistema imune. Para isso, é fundamental ter uma alimentação balanceada, usar corretamente as medicações e realizar a monitorização da glicemia conforme orientação médica.

]]>
0
Nem sempre a cirurgia bariátrica atinge o sucesso desejado; entenda motivos http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/2020/03/13/nem-sempre-a-cirurgia-bariatrica-atinge-o-sucesso-desejado-entenda-motivos/ http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/2020/03/13/nem-sempre-a-cirurgia-bariatrica-atinge-o-sucesso-desejado-entenda-motivos/#respond Fri, 13 Mar 2020 07:00:21 +0000 http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/?p=915

iStock

A cirurgia bariátrica é o tratamento mais eficaz para perda sustendada de peso em pacientes com obesidade grave. Um dos estudos mais importantes demonstrou uma redução de 24% na mortalidade geral nas pessoas que fizeram a cirurgia em relação aos não operados. Hoje esta opção de tratamento é cada vez mais realizada.

Nos Estados Unidos, entre 1998 e 2005, houve um aumento de aproximadamente 800% na indicação desses procedimentos. Aqui no Brasil, entre 2011 e 2018, 424.682 pacientes realizaram cirurgias bariátricas, refletindo um crescimento de 84,7% em 8 anos.

O que se espera da cirurgia?

Uma perda de pelo menos 50% do excesso de peso e melhora das doenças que são causadas ou agravadas pela obesidade. Essa conta pode parecer complicada, mas na verdade é bem simples. O excesso de peso é o número de quilos acima do peso ideal. E para considerarmos que a cirurgia foi um sucesso, a pessoa tem que ter perdido pelo menos metade desses quilos nos primeiros anos após o procedimento.

Pesquisas indicam que 15-35% dos pacientes operados não atingem essa meta. Alguns fatores podem influenciar na resposta ao tratamento. Um deles é a idade. Quanto mais velhos os pacientes, pior costuma ser o resultado. Sabemos que o avanço da idade é associado a queda do metabolismo, e muitas vezes esses pacientes têm muitas doenças e limitações físicas que podem. de certo modo, justificar esse achado.

Pacientes com obesidade mais grave, particularmente aqueles com IMC > 50 kg/m2 (calcule seu IMC) também costumam não atingir essa meta com alguma frequência. Uma das razões pode ser simples: o excesso de peso é bem maior. E não perder metade dele não quer dizer que a cirurgia não ajudou. Muitos pacientes, apesar de não atingirem a meta e continuarem com obesidade, melhoram muito a qualidade de vida e doenças associadas.

Um outro ponto em relação a esse grupo de indivíduos é o fato de que obesidade extrema tem um componente genético muito forte, e essas pessoas são mais resistentes a qualquer tipo de tratamento, inclusive o cirúrgico.

Antecedente de depressão também costuma afetar o resultado. A adesão as mudanças de estilo de vida no pós-operatório ajudam a aumentar o sucesso. Pacientes com tendência à depressão podem ser menos aderentes a essas mudanças. Por isso, manter o tratamento da depressão durante todo o processo é fundamental.

O padrão alimentar antes da cirurgia pode dar pistas de como será a resposta à intervenção. Algumas pesquisas mostram que pessoas com compulsão alimentar ou com hábito de beliscar o dia todo podem ir pior do que quem não tem esse tipo de comportamento.

O fato é que quem não vai bem logo no começo costuma ter altas taxas de recuperação do peso perdido ao longo dos anos, ficando com os efeitos colaterais da cirurgia, sem os benefícios. Por isso, é fundamental que quem pretende fazer a cirurgia tenham em mente a necessidade de manter o seguimento com a equipe multiprofissional, para que sempre os benefícios sejam superiores a qualquer risco.

]]>
0
Preconceito contra a obesidade chega a ser pior do que a doença em si http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/2020/03/06/preconceito-contra-a-obesidade-chega-a-ser-pior-do-que-a-doenca-em-si/ http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/2020/03/06/preconceito-contra-a-obesidade-chega-a-ser-pior-do-que-a-doenca-em-si/#respond Fri, 06 Mar 2020 07:00:30 +0000 http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/?p=907

iStock

A obesidade representa um dos maiores problemas de saúde pública mundial. Desde 1980, a prevalência de obesidade dobrou em mais de 70 países e tem aumentado em muitos outros. Somos mais de 600 milhões de adultos obesos no mundo! Mas os quilos extras na balança não vêm sozinhos, acabam acarretando uma série de complicações como diabetes, doença cardiovascular e até alguns tipos de câncer.

Apesar de todo esse impacto, as pessoas ainda não entendem a obesidade. Não enxergam que é uma doença. Além de sofrer com as consequências clínicas que o excesso de peso traz, os obesos têm que conviver com o terrível preconceito que a doença gera.

O estigma de peso refere-se à desvalorização social de uma pessoa porque tem excesso de peso e, geralmente, esses indivíduos acabam sendo rotulados como preguiçosos, desmotivados, sem força de vontade ou disciplina. Ele está presente na mídia, nas escolas, nos locais de trabalho e, infelizmente, também nos serviços de saúde. E essa falta de empatia da sociedade contribui para agravar a compulsão alimentar, o isolamento social, piorando ainda mais o peso, pois os obesos não procuram tratamento por se sentirem culpados pela sua condição.

Experimentar o preconceito prejudica drasticamente a qualidade de vida, principalmente dos mais jovens. Uma pesquisa revelou que crianças com obesidade grave tinham escores de qualidade de vida piores do que aquelas com idade semelhante que tiveram câncer.

Um estudo com adolescentes que buscaram tratamento para obesidade constatou que 71% deles sofreram bullying por conta do peso e um terço destes reportou que o bullying acontecia há pelo menos 5 anos! E o preconceito não vem só de colegas, mas também de educadores. Pesquisas mostraram que professores têm expectativas mais baixas em relação ao desempenho social e acadêmico de estudantes obesos em relação aos de peso normal.

Para piorar a situação, até profissionais de saúde demonstram preconceito. Levantamentos indicam que pessoas com obesidade tem consultas mais rápidas, são menos examinadas e menos investigadas quanto a suas queixas de saúde. Fora o fato de que as unidades de saúde não são adequadamente equipadas para receber pessoas muito obesas, tanto em relação ao mobiliário como também equipamentos, o que torna o ambiente clínico menos acolhedor.

A obesidade é uma doença muito mais complexa do que se imagina. E o preconceito só aumenta o problema.

]]>
0
Até quantos cafezinhos por dia fazem bem à saúde? http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/2020/02/28/ate-quantos-cafezinhos-por-dia-fazem-bem-a-saude/ http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/2020/02/28/ate-quantos-cafezinhos-por-dia-fazem-bem-a-saude/#respond Fri, 28 Feb 2020 07:00:58 +0000 http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/?p=902

iStock

Café é a bebida mais consumida em todo o mundo depois da água. É uma bebida complexa que possui muitos componentes, sendo que a cafeína é a mais conhecida. Ela é rapidamente absorvida, atingindo concentrações máximas em meia hora a duas horas após seu consumo. A duração dela no corpo é variável, pois sua metabolização depende de vários fatores, o que pode explicar porque algumas pessoas são mais sensíveis aos efeitos de um cafezinho do que outras.

Por exemplo, o fumante metaboliza a cafeína mais rápido. Já durante a gravidez, a cafeína pode demorar três a quatro vezes mais tempo para ser eliminada. A genética também tem aqui o seu papel, em que variações no gene de enzimas que metabolizam a cafeína podem determinar o tempo que essa substância vai ficar circulando no corpo.

E afinal, qual o efeito da cafeína no nosso organismo? Basicamente ela aumenta a liberação de transmissores excitatórios. Isso quer dizer que em doses baixas (50-200 mg) nos deixam mais alertas, com mais energia e sensação de bem estar, melhorando inclusive a nossa memória.

No entanto, doses muito altas, acima de 400 mg ao dia podem ter efeitos negativos como ansiedade, nervosismo, insônia e taquicardia. Imagine o que pode acontecer em uma pessoa geneticamente mais sensível ao café…

De um modo geral, uma ingestão diária de 300 a 400 mg ao dia é considerada segura para adultos. Já para crianças e adolescentes é considerado seguro o máximo de 100 mg ao dia, e para as gestantes esse valor não deve exceder 200 mg.

É importante lembrar que a cafeína não está presente apenas no café, mas também em outros produtos, como chás, refrigerantes e chocolates. Existe uma variação relacionada a marca do produto, tempo de infusão e modo de preparo.

Quantidade de cafeína nos alimentos e bebidas

  • Café tradicional coado – 85 mg/125 ml (média: 60-135 mg)
  • Café instantâneo – 65 mg/125 ml (média: 35-105 mg)
  • Café descafeinado – 3 mg/125 ml (média 1-5 mg)
  • Café expresso – 60 mg/30 ml (média: 35-100 mg)
  • Chás – 32 mg/150 ml (média 20-45 mg)
  • Chocolate quente – 4 mg/150 ml (média: 2-7 mg)
  • Refrigerantes tipo “cola” – 39 mg/330 ml (média 30-48 mg)
  • Bebidas energéticas – 80 mg/330 ml (média: 70-120mg)
  • Chocolate amargo – 60 mg/30 g (média: 20-120mg)
  • Chocolate ao leite 6 mg/30 g (média: 1-15 mg)
]]>
0
Conheça o impacto que a atividade física traz para pessoas acima dos 60 http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/2020/02/21/conheca-o-impacto-que-a-atividade-fisica-traz-para-pessoas-acima-dos-60/ http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/2020/02/21/conheca-o-impacto-que-a-atividade-fisica-traz-para-pessoas-acima-dos-60/#respond Fri, 21 Feb 2020 07:00:59 +0000 http://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/?p=894

iStock

Quanto tempo você tem dedicado à realização de exercícios? Diretrizes nacionais e internacionais recomendam que os adultos realizem pelo menos 150 minutos de atividade física moderada a vigorosa por semana. Mas infelizmente um terço da população mundial não atinge essa recomendação, particularmente entre adultos mais velhos.

E esse grupo de pessoas tem crescido felizmente pelo aumento de expectativa de vida da população. O número de indivíduos acima de 60 anos foi estimado em 2017 como sendo de 962 milhões e estima-se que esse número irá duplicar até 2050, quando são esperados 2,1 bilhões.

Esse grupo é particularmente suscetível às consequências da inatividade física, condição essa associada a ganho de peso e desenvolvimento de doenças crônicas. O sedentarismo é responsável por 21-25% dos casos de câncer de mama e de intestino, 27% dos casos de diabetes e 30% das doenças isquêmicas do coração.

Uma pesquisa recente avaliou uma série de estudos envolvendo atividade física em pessoas acima dos 60 anos demonstrando claramente o impacto sobre a saúde:

  1. Redução de 28% da mortalidade por todas as causas em pessoas acima de 60 anos. Foi demonstrado efeito dose dependente, ou seja, quanto mais ativos, menor a mortalidade.
  2. Redução de 12% de câncer de mama quando comparadas às pessoas mais ativas em relação às menos ativas.
  3. Maior saúde musculoesquelética com redução de 29% no risco de fraturas (punho, quadril e coluna).
  4. Redução de 49% do risco de incapacidade para realizar as atividades básicas da vida diária fundamentais para autonomia do idoso.
  5. Redução de 14% a 21% no risco de todos os tipos de demência, sendo que é consistente a proteção que a atividade física traz para o desenvolvimento de Alzheimer. Nesse caso, pesquisas indicam que realizar 150 minutos de atividade física em pessoas com 70-80 anos reduz em 40% o risco do Alzheimer.
  6. Redução de 21% no risco de depressão entre aqueles mais ativos em relação aos menos ativos fisicamente.

A pesquisa também demonstrou alguns benefícios com níveis abaixo do recomendado, como a realização de pelo menos 75 minutos de atividade física por semana. Assim, os autores da pesquisa defendem que idosos inativos podem começar a realizar pequenos aumentos na atividade física visando uma meta mais fácil de ser atingida e, aos poucos, progressivamente incorporar mais exercícios na sua rotina diária.

Se estiver inativo, procure mudar essa situação. Os benefícios são inúmeros. Mas cuidado: não queira virar atleta da noite para o dia. Busque ajuda de profissionais de saúde para uma recomendação individualizada.

]]>
0