Topo

Histórico

Categorias

Blog da Cintia Cercato

Saiba como evitar ganhar muito peso durante o período de festas

Cintia Cercato

20/12/2019 04h00

iStock

E de repente é Natal. Mais um novo ano pela frente. E muitas, mas muitas festas e confraternizações. E o peso como fica nessa história toda? Quem sofre com os quilos extras na balança sabe que esse período é realmente difícil.

Um estudo clássico, publicado há quase 20 anos, explorou esse tema – se ganhamos mais peso durante as festividades de fim de ano do que em outras épocas. Um total de 195 adultos teve seu peso avaliado ao longo do ano. Um dos períodos começava na terceira semana de novembro até o início de janeiro, fase que compreende as comemorações de Natal e Ano Novo.

Ao longo do ano, mais duas pesagens foram realizadas. A média de ganho de peso nesse intervalo de seis semanas de festas foi de 320 g. Não parece muito, né? Mas lembrem que esse achado é uma média do ganho de peso de um grupo. Quando avaliadas as características dos participantes foi verificado que o ganho de peso foi maior entre os indivíduos que inicialmente já se encontravam acima do peso. Quatorze por cento dos indivíduos classificados com sobrepeso ou obesidade na medição inicial ganhou mais de 2,3 kg durante o período dessas 6 semanas, sugerindo que aqueles com maior necessidade de evitar ganho de peso são justamente os com maior risco de engordar.

Mas o achado mais interessante desse estudo foi que o ganho de peso dos participantes nessas seis semanas correspondeu a 51% de todo o ganho de peso ao longo do ano, indicando que existe um ganho de peso desproporcional durante o período de festas. A razão parece óbvia. A temporada festiva oferece uma oportunidade para maior consumo de alimentos super calóricos, maior consumo alcoólico e comportamento mais sedentário.

Assim, sabendo que de fato esse período é complicado, vale a pena redobrar a atenção em relação ao estilo de vida. Uma pesquisa demonstrou que tomar certos cuidados acaba ajudando a evitar o ganho de peso durante as festas de fim de ano. Foram incentivadas algumas atitudes com o objetivo de limitar o ganho de peso para um máximo de meio quilo:

  • Pesar-se pelo menos duas vezes por semana (idealmente diariamente) e anotar, para refletir melhor sobre a trajetória do peso no período.
  • Aumentar a atividade física. Se não der para fazer algo programado como ir na academia, pelo menos usar um contador de passos e focar na meta de 10 mil passos ao dia.
  • Compartilhar com os familiares o desejo de não ganhar muito peso durante as festas.

O grupo que fez a intervenção, baseada em automonitoração – ou seja, se pesar e ter metas de atividade física conseguiu perder um pouco de peso durante as festas de fim de ano, enquanto o grupo comparador que só recebeu uma breve orientação de estilo de vida, sem o incentivo de automonitoração, ganhou peso.

Assim, se você tem problemas com a balança, coloque essa meta de não ganhar mais que meio quilo e invista na automonitoração de peso e de atividade física. Essas estratégias se mostraram eficazes para prevenir o ganho desproporcional de peso nas festas de fim de ano.

Sobre a autora

Cintia Cercato é médica endocrinologista pela USP (Universidade de São Paulo), que se dedica à obesidade desde que defendeu doutorado nessa área em 2004. É a professora responsável por essa disciplina na pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP, onde desenvolve várias pesquisas sobre o tema. Foi presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) e atualmente é diretora do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
- Site: www.cintiacercato.com.br
- Facebook: https://www.facebook.com/dracintiacercato/
- Instagram: https://www.instagram.com/cintiacercato/
- Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCbLI7AXyq3G2pyNDEL7zuvg

Sobre o blog

Este é um espaço com conteúdos relevantes sobre controle do peso, dieta, estilo de vida e tratamento da obesidade. Todas as publicações têm como base a melhor evidência científica disponível, garantindo informações de credibilidade.

Blog da Cintia Cercato