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Blog da Cintia Cercato

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Comer também tem hora certa, principalmente para quem quer emagrecer

Cintia Cercato

2017-05-20T19:04:00

17/05/2019 04h00

Crédito: iStock

Você sabia que a hora de comer pode influenciar a sua saúde? Em modelos animais isso é bem claro. Roedores noturnos quando alimentados em sua fase de repouso ganham mais peso do que quando alimentados na sua fase ativa, demonstrando a importância de se respeitar o ritmo circadiano. Sim, o nosso metabolismo é controlado por um relógio biológico que determina períodos do dia em que gastamos mais ou menos energia e esse relógio está diretamente relacionado com o ciclo claro e escuro determinado pela luz solar.

Pesquisas indicam que alterações no relógio biológico, como modificar o horário da refeição principal, pode influenciar o grau de perda de peso durante um tratamento para emagrecer. Na Espanha, por exemplo, o almoço é a principal refeição. E pesquisadores espanhóis demonstraram que pessoas em dieta para perda de peso que almoçavam antes das 15h emagreceram mais do que aquelas que faziam a refeição principal após esse horário, mesmo sem existir diferença na quantidade de calorias consumidas entre os grupos. Esses mesmos pesquisadores observaram que o horário do almoço influenciou inclusive no sucesso da cirurgia bariátrica, que foi bem maior naquelas pessoas que tinham o hábito de almoçar antes das 15h.

Nessa mesma linha, pesquisadores da Universidade da Califórnia observaram o padrão de consumo alimentar em três diferentes períodos do dia: matinal (entre 00:00h até 11h da manhã); meio do dia (11:00-17h) e a noturno (17:00 até meia noite). Aqueles participantes que comiam mais de 33% das calorias no período noturno tinham duas vezes mais chance de ter excesso de peso ou obesidade.

Um estudo realizado em Israel comparou a perda de peso quando a maior parte das calorias era consumida durante o café da manhã ou durante o jantar. Todas as participantes receberam a orientação de uma dieta com 1400 Kcal, sendo que um grupo deveria comer 700 Kcal no café, 500 Kcal no almoço e 200 Kcal no jantar. Já o outro grupo comeria 200 Kcal no café, 500 Kcal no almoço e 700 Kcal no jantar por 12 semanas. Adivinha quem emagreceu mais? O grupo que comia mais pela manhã e menos durante a noite.

Existe uma explicação para isso? Sim, o relógio biológico determina como funciona o nosso metabolismo. Quando comemos existe um aumento do gasto energético por conta dos processos de digestão, absorção e utilização dos nutrientes. Esse efeito é chamado de termogênese induzida pela dieta ou efeito térmico do alimento e corresponde a cerca de 10% do gasto de calorias que acontece em 24h.

Um grupo de pesquisadores mediu a termogênese induzida pela dieta em participantes que receberam exatamente a mesma alimentação pela manhã e à noite. e conseguiram demonstrar que existe uma diminuição de 44% no efeito térmico alimentar durante a noite. Isso quer dizer que nosso organismo lida melhor com as calorias ingeridas pela manhã.

Mas tem tanta gente pulando o café da manhã para emagrecer. Como explicar? Existem pessoas que não fazem muita questão de comer pela manhã e acabam consumindo bem menos calorias ao longo do dia ao omitir a refeição matinal. Elas emagrecem, pois comem menos e não porque o corpo trabalha melhor as calorias nos outros horários. Mas se considerarmos nosso relógio biológico, é mais fisiológico ter o café da manhã de rei, como diz aquele antigo ditado.

Sobre a autora

Cintia Cercato é médica endocrinologista pela USP (Universidade de São Paulo), que se dedica à obesidade desde que defendeu doutorado nessa área em 2004. É a professora responsável por essa disciplina na pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP, onde desenvolve várias pesquisas sobre o tema. Foi presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) e atualmente é diretora do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
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Sobre o blog

Este é um espaço com conteúdos relevantes sobre controle do peso, dieta, estilo de vida e tratamento da obesidade. Todas as publicações têm como base a melhor evidência científica disponível, garantindo informações de credibilidade.