Blog da Cintia Cercato

Categorias

Histórico

Dormir bem ajuda a controlar o peso. Veja como ter uma bela noite de sono

Cintia Cercato

12/01/2018 04h03

dicas para dormir bem

Foto: iStock

Sono adequado é importante para uma boa qualidade de vida e saúde. A maioria dos adultos precisa dormir cerca de sete a nove horas por noite para que o corpo funcione bem no outro dia. Claro que existem exceções.

Há um perfil de pessoas que fica muito bem dormindo pouco. Mas é importante destacar que esse grupo representa menos do que 3% da população. Por outro lado a maioria das pessoas não funciona assim, e levantamentos mostram que cerca de 30% da população apresenta duração curta de sono, isto é, dormem menos de sete horas e sentem as conseqüências da falta do sono na saúde.

Uma delas pode ser percebida na balança! Pesquisas demonstram uma relação muito consistente entre ganho de peso e duração curta do sono. Dormir menos do que o necessário deixa você cansado e com um pior desempenho cognitivo.

Alguns trabalhos mostram que quem dorme pouco, além de ter mais tempo para comer, acaba alterando a escolha de alimentos, consumindo maior quantidade de gordura e açúcar.  O cansaço também deixa as pessoas menos dispostas para realizar atividade física. Essa combinação de comer mais e gastar menos, sem dúvida, contribui para o ganho de peso.

O que fazer para melhorar o sono? Buscar ajuda médica deve estar nos planos de quem anda dormindo muito mal. Mas existem algumas atitudes que podem ser úteis para aliviar esse problema.

Hábitos diurnos que ajudam a dormir bem

1- Evite ou limite o consumo de cafeína A substância estimula o cérebro. Por isso, fique longe dela,  principalmente no final da tarde. E não se esqueça de que a cafeína está presente não apenas no café, como também em alguns chás, chocolates e refrigerantes tipo cola.

2- Evite ou limite o consumo de álcool Apesar das pessoas se sentirem sonolentas ao beberem, o álcool pode piorar a qualidade do sono, além fazer você acordar no meio da noite para ir ao banheiro.

3- Exercite-se A atividade física ajuda a melhorar o sono, mas é importante que não seja realizada muito perto da hora de dormir, pois pode ter efeito contrário.

Hábitos noturnos que melhoram o sono

1- Procure ter uma rotina Isso é uma das coisas mais difíceis hoje em dia. Mas, se possível, tente acordar sempre no mesmo horário, inclusive nos finais de semana. Esse hábito ajuda o relógio biológico a funcionar bem.

2- Vá para cama apenas quando estiver com muito sono Evite ficar horas deitado sem conseguir dormir. Se você for para a cama e ficar mais dos que vinte minutos virando de um lado para o outro, levante-se. Volte somente quando estiver com muito sono.

3- Deixe seus aparelhos eletrônicos longe da cama Pare de usar o celular, o tablet e o computador cerca de duas horas antes de dormir. Esses aparelhos mantêm você ligado, atrapalhando seu relaxamento.

4- Prepare seu quarto O ambiente onde você dorme deve estar escuro, sem barulho e com uma temperatura agradável.

Sobre a autora

Cintia Cercato é médica endocrinologista pela USP (Universidade de São Paulo), que se dedica à obesidade desde que defendeu doutorado nessa área em 2004. É a professora responsável por essa disciplina na pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP, onde desenvolve várias pesquisas sobre o tema. Foi presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) e atualmente é diretora do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
- Site: www.cintiacercato.com.br
- Facebook: https://www.facebook.com/dracintiacercato/
- Instagram: https://www.instagram.com/cintiacercato/
- Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCbLI7AXyq3G2pyNDEL7zuvg

Sobre o blog

Este é um espaço com conteúdos relevantes sobre controle do peso, dieta, estilo de vida e tratamento da obesidade. Todas as publicações têm como base a melhor evidência científica disponível, garantindo informações de credibilidade.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Cintia Cercato
Cintia Cercato
Cintia Cercato
Cintia Cercato
Cintia Cercato
Cintia Cercato
Cintia Cercato
Cintia Cercato
Cintia Cercato
Cintia Cercato
Cintia Cercato
Cintia Cercato
Cintia Cercato
Cintia Cercato
Cintia Cercato
Cintia Cercato
Cintia Cercato
Cintia Cercato
Cintia Cercato
Cintia Cercato
Cintia Cercato
Cintia Cercato
Cintia Cercato
Cintia Cercato
Cintia Cercato
Cintia Cercato
Cintia Cercato
Topo