Topo

Histórico

Categorias

Blog da Cintia Cercato

Sofre com a TPM? Alivie os sintomas com os alimentos e exercícios certos

Cintia Cercato

02/02/2018 04h00

Alivie os sintomas da TPM

Crédito: iStock

A Tensão Pré-Menstrual (TPM) se caracteriza pela presença de sintomas físicos, afetivos e de comportamento que ocorrem a partir do meio do ciclo menstrual (fase lútea) e que se resolvem espontaneamente, como que por um "passe de mágica", poucos dias após o início da menstruação. Uma em cada três mulheres apresenta TPM. Quando os sintomas são muito severos e atrapalham de maneira significativa a vida das mulheres nas atividades pessoais ou de trabalho chamamos de disforia pré-menstrual e essa situação atinge 3-8% das mulheres.

Os sintomas físicos mais comuns incluem cansaço, inchaço no corpo e nas mamas, dor de cabeça e ganho de peso. Algumas mulheres chegam a ganhar de 2 kg a 3 kg nessa fase! Os sintomas psíquicos podem incluir irritabilidade, nervosismo, tristeza, depressão, compulsão alimentar, dificuldade de concentração e insônia. Esses sintomas são muito intensos nas mulheres com a disforia pré-menstrual, prejudicando as atividades habituais.

A causa da TPM ainda não é completamente entendida, mas está relacionada a variações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual. Acredita-se que as mulheres com sintomas mais intensos tenham maior sensibilidade a essa variação hormonal. Além disso, pesquisas têm demonstrado que a serotonina, neurotransmissor implicado em transtornos ansiosos e de humor, possui papel importante no desenvolvimento dessa condição.

Existe uma região em nosso cérebro que regula as emoções e o comportamento. Essa região é rica em receptores de hormônios sexuais e eles parecem modular a ação da serotonina nessa área.

Outros trabalhos sugeriram que mulheres com TPM ou disforia têm baixos níveis do aminoácido triptofano –precursor da serotonina–, ou apresentam uma atividade menor das enzimas que fazem a conversão do triptofano em serotonina. Assim, muitos fatores podem estar implicados no desenvolvimento da TPM, e fortes evidências indicam que existe uma base genética por trás dessas alterações. Por outro lado, o estilo de vida também parece influenciar a presença e severidade dos sintomas.

Para amenizar o sofrimento desse período tão complicado existem algumas recomendações de estilo de vida propostas por sociedades médicas internacionais:

  • Comer alimentos ricos em carboidratos complexos, provavelmente por aumentar o nível de serotonina no organismo. Esses alimentos parecem melhorar os sintomas emocionais. Assim, escolha o arroz e pães integrais, cereais, sementes de linhaça, aveia.
  • Aumentar o consumo de cálcio. Iogurtes, leite e folhas verde-escuras são ricos no nutriente.
  • Reduzir o consumo de sal, para amenizar os sintomas de retenção de liquido.
  • Evitar cafeína, para não piorar a insônia e ansiedade. Lembre-se que, além de no café, a substância está presente em alguns tipos de chá (verde, preto), refrigerantes e chocolate.
  • Fazer exercícios aeróbicos, como corrida, ciclismo, natação. Além de ajudar a reduzir o inchaço, a atividade física libera substâncias que podem diminuir muito os sintomas depressivos.

Se os sintomas pré-menstruais forem muito intensos é importante você procurar o médico. A partir de uma boa avaliação clínica será possível realizar um diagnóstico mais preciso, além de existirem tratamentos que podem melhorar muito essa condição.

Sobre a autora

Cintia Cercato é médica endocrinologista pela USP (Universidade de São Paulo), que se dedica à obesidade desde que defendeu doutorado nessa área em 2004. É a professora responsável por essa disciplina na pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP, onde desenvolve várias pesquisas sobre o tema. Foi presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) e atualmente é diretora do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
- Site: www.cintiacercato.com.br
- Facebook: https://www.facebook.com/dracintiacercato/
- Instagram: https://www.instagram.com/cintiacercato/
- Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCbLI7AXyq3G2pyNDEL7zuvg

Sobre o blog

Este é um espaço com conteúdos relevantes sobre controle do peso, dieta, estilo de vida e tratamento da obesidade. Todas as publicações têm como base a melhor evidência científica disponível, garantindo informações de credibilidade.

Blog da Cintia Cercato