Topo

Histórico

Categorias

Blog da Cintia Cercato

Ganhe mais de uma década de vida adotando bons hábitos!

Cintia Cercato

11/05/2018 04h00

Crédito: iStock

Não é nenhuma novidade que ter hábitos saudáveis está associado a uma melhor qualidade de vida e bem-estar.  Mas pesquisadores americanos acabaram de avaliar qual é o impacto na expectativa de vida da população a partir de cinco bons hábitos. São eles:

  • Nunca fumar
  • Manter o peso normal (IMC: 18,5 a 24,9 kg/m2)
  • Fazer atividade física moderada a intensa pelo menos 30 minutos por dia
  • Consumir álcool com moderação (de 5 g a  15 g por dia para mulheres e de 5 g a 30 g por dia para homens)
  • Ter uma dieta saudável. Para isso foi realizado um escore de qualidade onde foram avaliados 10 componentes: alto consumo de vegetais, frutas, nozes, grãos integrais, gordura poli-insaturada e ômega-3; e baixa ingestão de carne vermelha, bebidas adoçadas, gordura trans e sódio.

A pesquisa foi publicada no periódico Circulation no último mês e envolveu mais de 122.000 pessoas, que foram acompanhadas desde a década de 80. As pessoas que mantiveram os cinco bons hábitos apresentaram 65% menor probabilidade de morrer por câncer e 82% menor probabilidade de morrer por doenças cardiovasculares durante os trinta anos de duração do estudo. Para os participantes que não adotaram nenhum dos fatores de bom estilo de vida , os pesquisadores estimaram que a expectativa de vida a partir dos 50 anos foi de mais 29 anos para as mulheres e 25,5 anos para os homens. Por outro lado, aqueles que tinham adotado todos os fatores tinham uma expectativa de vida a partir dos 50 anos de mais 43,1 anos para as mulheres e 37,6 anos para os homens. Ou seja, as mulheres podem ganhar aproximadamente 14 anos e os homens 12 anos a mais de vida ao adotar um estilo de vida melhor em relação às pessoas que não mantém hábitos saudáveis.  

Sabemos que 60% das mortes prematuras são causadas por um estilo de vida ruim. Assim, o estudo mostra que não existe segredo para uma vida longa. Dentre os fatores analisados, o que teve o pior impacto na sobrevida foi o hábito de fumar. Quanto maior o número de cigarros utilizados maior foi o risco de desenvolvimento de câncer e morte por doença cardiovascular. Esse é um hábito que sem dúvidas precisa ser abandonado.

E fica mais do que comprovado que comer com qualidade, ser ativo e manter o peso adequado é sinônimo de longevidade. E não basta pensar apenas em mais anos de vida. Tem que ter uma vida longa, mas com qualidade. Se os seus hábitos não estão bons, nunca é tarde para mudar. Não precisa ser chato. Faça pequenas mudanças diariamente. Incorpore atividade física durante o lazer. Permita algumas escapadas sem culpa. O importante é ter um bom estilo de vida no dia a dia.  O que não pode acontecer é que a exceção vire regra.

Referência: Yanping Li, An Pan, Dong D. Wang, Xiaoran Liu, Klodian Dhana, Oscar H. Franco, Stephen Kaptoge, Emanuele Di Angelantonio, Meir Stampfer, Walter C. Willett, Frank B. Hu. Impact of Healthy Lifestyle Factors on Life Expectancies in the US PopulationCirculation, 2018;

 

Sobre a autora

Cintia Cercato é médica endocrinologista pela USP (Universidade de São Paulo), que se dedica à obesidade desde que defendeu doutorado nessa área em 2004. É a professora responsável por essa disciplina na pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP, onde desenvolve várias pesquisas sobre o tema. Foi presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) e atualmente é diretora do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
- Site: www.cintiacercato.com.br
- Facebook: https://www.facebook.com/dracintiacercato/
- Instagram: https://www.instagram.com/cintiacercato/
- Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCbLI7AXyq3G2pyNDEL7zuvg

Sobre o blog

Este é um espaço com conteúdos relevantes sobre controle do peso, dieta, estilo de vida e tratamento da obesidade. Todas as publicações têm como base a melhor evidência científica disponível, garantindo informações de credibilidade.

Blog da Cintia Cercato