Quanto peso é normal a mulher ganhar durante a gravidez?
Obesidade durante a gestação está associada a inúmeros riscos para a gestante e seu bebê. Com a epidemia mundial de obesidade, vem sendo observado um aumento do problema em mulheres em idade reprodutiva e também de ganho de peso na gestação. No Brasil, dados do IBGE indicam que mais da metade (51,9%) das brasileiras entre 20 e 44 anos estão com excesso de peso.
Quanto peso a gestante deve ganhar?
Depende do Índice de Massa Corpórea (IMC) da mulher logo antes de engravidar. Na tabela abaixo segue a recomendação do Institute of Medicine of the National Academies:
IMC baixo (< 18,5 kg/m2) = é normal engordar de 12,5 kg a 18 kg;
IMC adequado (18,5 a 24,9 kg/m2) = de 11,5 kg a 16 kg;
Sobrepeso (25 a 29,9 kg/m2) = de 7 kg a 11,5 kg;
Obesa (≥ 30 kg/m2) = de 5 kg a 9 kg.
Essa recomendação baseia-se no fato de que mulheres que atingem peso dentro dos limites propostos têm menos chance de ter filhos nos extremos de peso para idade gestacional. Infelizmente, o que acontece é que 2/3 das mulheres ganham mais peso do que é recomendado e isso não só traz complicações durante a gestação, como também contribui para a retenção de peso pós-parto.
Riscos da obesidade durante a gestação
A incidência de diabetes gestacional em gestantes obesas é três vezes maior do que na população geral. Peso materno é um fator de risco independente para pré-eclâmpsia (pressão alta associada a perda de proteína na urina). O risco de pré-eclâmpsia dobra a cada aumento de 5 kg/m2 no IMC pré-gestacional acima do normal.
Gestantes obesas também estão expostas a maior risco de infecções do trato urinário durante a gestação. A probabilidade de trabalho de parto prolongado é maior em gestantes obesas. A prevalência de parto cesárea também é maior nessas mulheres.
A complicação mais frequente nos bebês das mulheres que estão fora do peso ideal ou que ganham muito peso na gravidez é a macrossomia fetal, ou seja, bebês grandes demais ao nascimento –em geral com mais de 4 kg. Esses bebês muito grandes acabam tendo um risco maior de desenvolver obesidade e diabetes do tipo 2 na vida adulta.
Assim, devido a tantas complicações associadas ao excesso de peso durante a gestação, o ideal é que mulheres que pretendem engravidar cuidem da alimentação e do peso antes mesmo da concepção. Durante a gestação a dieta deve ser balanceada visando a meta de ganho de peso recomendada para cada caso, prevenindo assim uma série de complicações.
Sobre a autora
- Site: www.cintiacercato.com.br
- Facebook: https://www.facebook.com/dracintiacercato/
- Instagram: https://www.instagram.com/cintiacercato/
- Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCbLI7AXyq3G2pyNDEL7zuvg
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.