Compulsão alimentar: entenda o que é e como tratar o problema

Crédito: iStock
O transtorno da compulsão alimentar (TCA) é o transtorno alimentar mais comum. Uma pesquisa divulgada pela organização mundial da saúde realizada em 14 países de 4 continentes indica que esse problema ocorre em 1,4% da população geral adulta. Mas quando são estudadas pessoas que buscam tratamento para obesidade, a sua prevalência chega a ser de 30%. Mas acredita-se que seja muito mais frequente pois muitas pessoas evitam de falar sobre o problema por constrangimento.
O TCA é caracterizado por episódios recorrentes de compulsão nos quais a pessoa come, dentro de um período de duas horas, uma quantidade de comida que é definitivamente maior do que aquela que a maioria das pessoas comeria no mesmo período e em condições semelhantes, associados a uma sensação perda de controle sobre o comer. Os episódios são acompanhados a sentimentos de culpa e ocorrem pelo menos uma vez por semana durante três meses. Em geral o consumo alimentar ocorre mesmo quando a pessoa não se sente fisicamente com fome, e acaba comendo mais rapidamente que o normal até se sentir desconfortavelmente cheia. Não é incomum que a pessoa coma escondida por ter vergonha de expor a sua incapacidade de controlar o impulso de comer demais. Sem dúvidas o sofrimento é muito grande. Daí a importância de se desmistificar o problema, para que as pessoas possam se sentir acolhidas e tentem buscar tratamento.
Infelizmente o transtorno ainda é pouco diagnosticado. Primeiro porque as pessoas se sentem constrangidas e não procuram ajuda, porém, mais preocupante é que muitos profissionais não questionam aos seus pacientes a presença de problemas relacionados com o comer. Apenas 1/3 dos portadores de TCA referem ter sido abordados sobre a alimentação por seus médicos. Obviamente a falta de diagnóstico termina por limitar o tratamento dessa condição.
A psicoterapia associada ou não a medicamentos é considerada o tratamento de primeira linha. Nos casos leves somente a psicoterapia pode ser suficiente. Já os casos moderados a graves o tratamento farmacológico pode ser indicado. O que define a gravidade do transtorno é o número de episódios que ocorre ao longo de uma semana, sendo considerado leve quando não passam de 3 episódios por semana. Quatro a sete episódios configuram um caso moderado e mais do que 8 episódios já caracterizam um quadro de maior gravidade.
Várias classes de medicamentos têm sido utilizadas para tratar o TCA e incluem antidepressivos, anticonvulsivantes e até remédios para obesidade. No final do ano passado, uma medicação comercializada para tratar déficit de atenção e transtorno de hiperatividade foi aprovada também para o tratamento da compulsão alimentar. É o primeiro medicamento com estudos mais robustos e que ganhou a aprovação específica para casos de compulsão moderada a grave. O medicamento age no cérebro, regulando os níveis de neurotransmissores ligados ao prazer e vontade de comer. Nas pesquisas, houve uma redução de quase quatro episódios de compulsão por semana nos primeiros três meses de tratamento. Como qualquer tratamento, a medicação tem contraindicações e efeitos colaterais e é importante ressaltar que a indicação dessa nova opção só deve ser feita sob acompanhamento médico.
Sobre a autora
- Site: www.cintiacercato.com.br
- Facebook: https://www.facebook.com/dracintiacercato/
- Instagram: https://www.instagram.com/cintiacercato/
- Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCbLI7AXyq3G2pyNDEL7zuvg
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.