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Blog da Cintia Cercato

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Confira dicas para ter um 2019 cheio de saúde

Cintia Cercato

28/12/2018 04h00

Crédito: Istock

Ano novo, vida nova! Sim, é muito comum ouvir essa frase no finalzinho do ano. Mudar o ano sempre traz uma sensação boa, traz esperança. É uma fase ótima para reavaliar o ano que passou, se objetivos e sonhos foram conquistados e quais as metas para o novo ciclo que vai começar.

Na hora de refletir sobre suas metas, minha dica principal é ter clareza no que deseja. Clareza é saber o que quer com o máximo de detalhes. Sem clareza fica muito difícil planejar e focar para atingir os objetivos. Comece pensando em metas específicas e obviamente atingíveis. Devem ser relevantes para você. Não se esqueça de determinar um prazo também factível para que a meta não fique perdida no tempo.

Ter saúde é fundamental. Sem ela, o resto fica sem sentido. Pense em como cuidar de você. Se essa meta for um dos seus desejos, recomendo algumas atitudes para ajudar você a ganhar mais saúde no próximo ano.

  • Cuide da alimentação: uma dieta equilibrada pode ajudar você a reduzir o risco de doenças crônicas. Não precisa ser radical, mude aos poucos. Comece com uma rotina mais adequada durante a semana. Tenha uma meta de consumo diário de frutas e verduras. Evite frituras e excesso de açúcar. Modere no sal. Reserve um pouco do seu tempo para planejar suas refeições.
  • Exercite-se: não precisa virar atleta. Procure estabelecer uma meta semanal de atividade física. As diretrizes nacionais e internacionais recomendam um mínimo de 150 minutos por semana. Se você está muito parado, comece devagar, aumente 15 minutos a cada semana até chegar lá.
  • Pare de fumar: essa não é uma meta fácil, quando a dependência a nicotina é muito alta. Mas comece a pensar em quanta saúde você pode ganhar com essa atitude. Busque ajuda profissional. Existem terapias comportamentais e farmacológicas que aumentam as chances de sucesso.
  • Durma bem: descansar o corpo e a mente é fundamental para recarregar as energias para o dia seguinte. Se você tem problemas para dormir, coloque como meta melhorar a qualidade do seu sono. Existem algumas medidas de higiene do sono que podem ajudar. Já escrevi aqui no blog sobre isso. (link: https://cintiacercato.blogosfera.uol.com.br/2018/01/12/dormir-bem-ajuda-a-controlar-o-peso-veja-o-que-fazer-para-dormir-melhor/). Se com essas medidas seu sono ainda estiver ruim, procure seu médico.
  • Não deixe o estresse tomar conta de você. Acho que esse é um dos maiores desafios. Uma estratégia que tem se mostrado eficaz no combate ao estresse é a prática de meditação. É uma terapia de baixo custo, em que você mesmo pode praticar, cerca de dez minutos ao dia e que traz vários benefícios à saúde. No ano passado a associação americana de cardiologia considerou a indicação de meditação como um complemento à redução do risco cardiovascular.

Desejo a vocês um ótimo 2019, repleto de saúde. E como dito por Shakespeare: "Nossos corpos são nossos jardins-nossos desejos são nossos jardineiros".

Sobre a autora

Cintia Cercato é médica endocrinologista pela USP (Universidade de São Paulo), que se dedica à obesidade desde que defendeu doutorado nessa área em 2004. É a professora responsável por essa disciplina na pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP, onde desenvolve várias pesquisas sobre o tema. Foi presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) e atualmente é diretora do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
- Site: www.cintiacercato.com.br
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Sobre o blog

Este é um espaço com conteúdos relevantes sobre controle do peso, dieta, estilo de vida e tratamento da obesidade. Todas as publicações têm como base a melhor evidência científica disponível, garantindo informações de credibilidade.